segunda-feira, 28 de maio de 2012

Festimalha 2012

Galera!
Hoje segunda-feira, com mais calma e todas as informações possíveis do concurso Festimalha, do qual eu participei, e felizmente fui uma das finalistas, trago aqui a trajetória deste mês de maio INCRÍVEL voltado completamente a realização de um Look.

1° Minha professora de Ergonomia chegou na sala de aula em uma terça-feira, com um folhetinho sobre este tal concurso (que eu não conhecia, pois sou uma menina com muitas coisas passando dentro da cabeça, então geralmente não presto muito atenção na maioria das coisas). No momento em que peguei o folheto na mão, pensei: "Acho que eu posso fazer isso, apesar de nunca ter participado de nada do tipo..." Fui pra casa, e já no caminho dentro da van, vim pensando em inspirações, cores, musica, formas... minha cabeça viaaaaja!

2° Resolvi participar! Não sabia como eu ia confeccionar, pois era em Malha Tricot! Quando li o regulamento do concurso, vi que eu deveria procurar um patrocínio  de alguma malharia. Acontece que isso não me agradou muito, não o fato de eu ter que ir atrás do patrocínio, e sim o fato de não ser feito manualmente. A minha maior paixão e devoção na moda é a Alta costura. Mesmo sem saber se podia ou não, pensei na minha Mãe! Sim! Elaaaa!!! Ela arrasa no tricot, no crochê, na cozinha, na sala de aula, na vida, em tudo! Então me informei se era possível ser feito artesanalmente. E sim! Era possível!

3° Pari meu projeto! Pensei, pensei e na verdade nem pensei tanto assim... e saiu!
O tema do concurso era sobre a influência das Celebridades no mundo da Moda. Então vamos lá!
Eu sabia que minha idéia inicial era que o projeto deveria ser feito todo a mão, pela minha mãe e por mim. Isso por si só, desencadeou uma única idéia: SLOW FASHION!
Este é um termo para um novo conceito de Moda, onde o produto não é algo vulnerável e nem muito menos "barato", onde durará apenas uma estação e deixará de existir. Este termo se enquadra muito bem para peças clássicas, estilos que jamais sairão de moda. Além de todo embasamento ecológico, onde tudo é planejado para não se auto-destruir, ir fora, simplesmente por que não faz mais parte da geração atual.


Foi aí que busquei celebridades que inspirassem este sentimento: Eternidade, insubstituível, clássico, chic, estilo próprio. Então pensei em Charlin Chaplin! Não preciso explicar os motivos pelo qual considero ele tudo isso, mas ele além de inspirar algo que atravessa décadas, as formas de seu famoso chapéu inspirou os volumes e formas dos 3 looks que criei. E sua queridíssima bengala também me deixou intrigada!



4° "Quando a ostra é ferida, ela produz a pérola". Essa frase faz parte de uma canção que eu escutei toda a minha infãncia. E toda vez que eu me sentia ferida, magoada, subestimada ou simplesmente triste, eu lembrava desta frase. E algo me dizia que um dia eu ia produzir as minhas pérolas, eu era muito pequena pra entender, mas eu entendia o contexto desta frase. E isso me fez AMAR pérolas, a cor dela, a sua simplicidade, o seu poder.
Logo... minha coleção tinha que ter pérolas!
E teve... muitas!

5° Enviei os croquis, com texto de conceitualização, apresentação, ficha técnica e tudo...




6° Esperei ansiosamente  até o dia 18.04.12, então o pessoal da administração me ligou as 8:20 da manha do dia 17.04.12!
Passei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

7° O escolhido foi o segundo croqui! O da saia longa com top!
E agora? Será que minha mãe não vai se cansar demais pra tecer tudo isso! Ela tem dores no pulso, e esse é um trabalho intenso demais.
Pensei em procurar um patrocínio, pois fiquei muito preocupada de que ela se machucasse.
Procurei durante uma semana (era meu prazo máximo para encontrar), liguei pra muitas malharias (torcendo pa não encontrar), e nada.

8° Minha mãe disse que ia fazer, comprou os materiais e passou 15 dias DIRETO tecendo ponto por ponto!
A saia ficou com mais de 200 pontos na parte de baixo aonde tem o godê.
Na terceira semana eu minhas irmãs Cíntia e Cinara começamos a montar a peça... A Nara costurava a saia, eu enchia com fibra o top, a Mana costurava as separações do top... uma verdadeira looucuura... A Nara de novo no Overloque costurando o forro...




Minha mãe ao fundo tricotando a "roupinha da bengala" em pé mesmo! Tava mais ansiosa que eu!









Eu e a Mana falando algumas bobagens, rindo de fatos hilários ocorridos na Panvel! hahahahha



9° Eu, 2 semanas e MUITAS pérolas para bordar uma a uma!
Linha, tesoura, pérola, linha, tesoura, pérola, linha, tesoura, pérola, furei o dedo, aaai, linha, tesoura, pérola...
OOO meu Deus! Eu achei que ia ficar corcunda!
Mas eu sabia que ia ficar exatamente como eu tinha pensado...
A cor daquelas pérolas no tom Off White! Meu Deus... amei!
Ahhh esqueci de falar!
Para escolher o tom da lã:
Eu moro em Porto Alegre, minha família mora em Torres - RS!
Não tinha como eu ir até torres escolher a lã, pois tinha aula, e minha mãe precisava começar imediatamente a tecer... então foi ela e a Cinara (Nara) escolher a cor... Chegando lá... Só tinha Uma COR!
Te conta né!
Maaas era exatamente a cor que eu queria, e a minha SUPER irmã Cinara sabia que era aquela. (deu tudo certo)

10° Montei as etiquetas com meu nome, preparei o cabide personalizado, e agora é só esperar o dia 26.05!









2 comentários:

  1. Parabéns Beli!
    A melhor parte do trabalho árduo é olhar pra trás e ver que tudo valeu a pena!
    Estou muito feliz por ti :)
    Kisses with love,Paulinha.

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda da sua mana...kkk...o post ficou maravilhoso...parabéns!!!!Te amo minha princesa, me emocionei com a explicação para as pérolas!!!!Tu é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir